Quarta, 20 Agosto 2014

Last update:07:21:50 AM GMT

A voz Local

Notícias de Felgueiras

CETS torna-se membro da European Projects Association

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) acaba de se tornar associado efetivo da European Projects Association (EPA).

Instalada no centro de Bruxelas e com grande proximidade às instituições europeias, os objetivos da European Projects Association, e desde logo os do CETS na adesão à mesma, passam pela disseminação de informação, networking, serviços e ferramentas necessárias para melhorar a participação em projetos financiados pela União Europeia.

De acordo com o Presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro, “pretende-se dar mais um passo para que a região do Tâmega e Sousa e os seus agentes institucionais tenham os necessários meios para uma maior capacidade de captação e utilização de fundos comunitários, tão necessários ao reforço da competitividade regional”.

A adesão à instituição europeia surge na sequência da apresentação do projecto be.TAMS (programa de aceleração experimental, desenhado  para impulsionar a inovação e o desenvolvimento na região do Tâmega e Sousa) e do encontro com o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Alejo Vidal-Quadras, e o Diretor de Projetos (Empresa e Indústria) da Comissão Europeia, Pedro Ortún, em Abril deste ano.

Felgueiras afirma-se como Capital do Calçado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

"Divulgar a competência das nossas empresas e a nossa aposta na formação de profissionais multifacetados e capazes de responder aos desafios" realçou o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro quando questionado sobre o objetivo da realização da Gala Anual de Estilismo de Calçado - Descalço.

A Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a empresa municipal ACLEM – Arte, Cultura e Lazer, e com a Escola Profissional de Felgueiras, apresentou no sábado, dia 26 de Julho, as últimas tendências da moda do calçado na Gala Anual de Estilismo de Calçado.

A Praça Dr. Machado de Matos foi o palco escolhido para a realização do maior desfile de calçado promovido no país, que contou também com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, de vereadores do executivo municipal, entre outros autarcas.

Com esta iniciativa o município pretende dar uma maior projeção à atividade predominante no concelho e que muito tem contribuído para o aumento das exportações do país. 
Os criadores e empresas representadas neste desfile apresentaram aos milhares de espetadores inúmeros modelos de sapatos e de acessórios de moda para todas as idades e gostos.

A comemoração dos "500 anos do Foral" foi o tema da coleção apresentada pelos alunos da Escola Profissional de Felgueiras resultante da "combinação das perspetivas e experiências dos jovens criadores sem nunca esquecer as nossas raízes, a história e a identidade do nosso concelho", realçou o presidente da autarquia.

O desfile resulta da aposta da Câmara Municipal na promoção do concelho como capital do calçado, sendo o objetivo da iniciativa "divulgar a competência das nossas empresas e a nossa aposta na formação de profissionais multifacetados e capazes de responder aos desafios, de propor soluções inovadoras e, sobretudo, atentos às múltiplas solicitações do mercado".

Refira-se que, segundo dados apresentados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) as exportações de calçado de Felgueiras registaram, nos últimos 3 anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego reduziu 40%.
Pela passerelle passaram vários nomes sonantes do mundo da moda portuguesa, e desfilaram com calçado e adereços desenvolvidos e produzidos por empresas de Felgueiras (Marisa Cruz, Afonso Vilela, Frederico, Francisca Miguel, Daniel Gomes, Diana Oliveira, Luis Marinho, Julien, Bruno Pereira, Matilde).
O desfile foi enriquecido com muita animação, com apontamentos históricos do concelho e com momentos musicais apresentados pela conhecida comunicadora Marisa Cruz.

Estiveram representadas no evento as seguintes entidades e marcas: Escola Profissional de Felgueiras, Academia do Design do Calçado, Perfect Eject, Dkode, Codenoir by Souto, Shoes Viago, Lieutenant, Jefar Pratik, Ital Art, Felmini, Savana, Tel Yoh by Savana, Tentoes, Sopel calçado, Hugo Manuel.

 

Tribunal de Contas aprova a colocação do relvado sintético no Campo de Jogos da Lixa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
campo_da_lixaO Tribunal de Contas visou o processo de construção do relvado sintético a instalar na Zona Desportiva da Lixa, dando luz verde à autarquia e ao Futebol Clube da Lixa para avançarem com a empreitada.
O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, expressou grande satisfação com a notícia e realçou que: “o visto do Tribunal de Contas é o culminar de uma longa luta que temos vindo a travar, de forma determinada, para que a população da Lixa tenha um Parque de Jogos que reúna todas as condições e a sua população possa desfrutar dele”.
Está a decorrer a 2ª fase das obras de construção dos balneários do campo de jogos da Lixa e, depois de concluídas, este parque desportivo ficará dotado das infraestruturas necessárias a uma utilização condigna para quem utiliza este espaço para a prática desportiva, por forma a substituir os balneários pré-fabricados existentes, bastante degradados.

Felgueiras: A Gala Anual de Estilismo de Calçado "Descalço" adiada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
desfilecaladoDevido à previsão de chuva para o próximo sábado, o desfile da Descalço, previsto para o dia 19 de julho, realizar-se-á no fim-de-semana seguinte, dia 26 de julho, às 21h30 na Praça Dr. Machado de Matos.

Com esta iniciativa o município  pretende dar uma maior projeção à atividade predominante no concelho e que muito tem contribuído para o aumento das exportações do país.

Os espectadores da Descalço terão oportunidade de ver as propostas que os criadores felgueirenses têm para senhora, homem e criança.

O certame conta com a participação de vários nomes sonantes no mundo da moda portuguesa, que vão desfilar com calçado e adereços desenvolvidos e produzidos por empresas de Felgueiras (Marisa Cruz, Afonso Vilela, Frederico, Francisca Miguel, Daniel Gomes, Diana Oliveira, Luis Marinho, Julien, Bruno Pereira, Matilde).

Sendo Felgueiras um concelho que está a fazer uma aposta clara na formação e na qualificação dos trabalhadores, a Escola Profissional de Felgueiras apresentará a sua coleção que é concebida por alunos do curso de design de calçado.

Como habitualmente, para a apresentação dos modelos infantis foram convidadas crianças do concelho.

O espetáculo será enriquecido com alguns momentos musicais protagonizados e representações históricas que relembrarão datas importantes para o concelho, como são o caso das comemorações dos 500 anos do Foral, o centenário da chegada do comboio a Felgueiras, entre outras.

Refira-se que, segundo dados apresentados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS)  as exportações de calçado de Felgueiras registaram, nos últimos 3 anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego reduziu 40% colocando o concelho no topo da tabela no que respeita à fixação da população.

A organização da Gala Anual de Estilismo e Calçado está a cargo da empresa municipal ACLEM - Arte, Cultura e Lazer, em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras e com a Escola Profissional de Felgueiras.

Estarão representadas no evento as seguintes entidades e marcas: Escola Profissional de Felgueiras, Academia do Design do Calçado, Perfect Eject, Dkode, Codenoir by Souto, Shoes Viago, Lieutenant, Jefar Pratik, Ital Art, Felmini, Savana, Tel Yoh by Savana, Tentoes, Sopel calçado, Hugo Manuel.

Felgueiras: Iniciaram as obras de requalificação do Parque Desportivo do CRP de Barrosas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
obrasfelgueirasAs obras, totalmente suportadas pela autarquia, resultam de um investimento de 672 mil euros e consistem na colocação de piso em relva sintética, no arranjo dos espaços envolventes ao campo de jogos e na pavimentação da pista de atletismo.
Empresa responsável pela execução da obra garante que a intervenção está concluída no prazo de 2 meses.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, o vereador do Desporto, João Sousa, o vereador dos Serviços Urbanos, Paulo Rebelo, e o presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, estiveram presentes no ato oficial que marcou arranque das obras de requalificação do campo de jogos de Idães, que se realizou no dia 15 de julho, perante vários dirigentes atletas e simpatizantes do Centro de Recreio Popular da Povoação de Barrosas (CRP Barrosas).

O autarca felgueirense frisou o impulso desportivo dado pelo Município ao longo dos últimos anos, na regeneração e construção de raiz de equipamentos desportivos, preparando-os para a realização de eventos desportivos de alto rendimento.

Inácio Ribeiro salientou também o fomento da educação física e da formação desportiva ao nível das camadas jovens, indo de encontro a uma interação entre as diferentes faixas etárias. "Espero que este espaço permita a realização de diferentes atividades que vão ao encontro dos gostos da maioria", realçou, dando conta dos benefícios posteriores ao nível da criação de hábitos desportivos e ainda na alimentação à alta competição.

O presidente da Assembleia Geral do CRP Barrosas, Fernando Torres Moreira, agradeceu o apoio da autarquia e destacou que este “é um equipamento que está ao serviço de todos que significa um grande salto desportivo para Barrosas e para o concelho”.
As obras vão dotar o espaço de condições para a prática desportiva, em função das exigências legais, da A. F. do Porto, para as coletividades que estejam na Divisão de Elite e da 1ª Divisão, salvaguardando a boa prática e o fomento desportivo.

Esta intervenção resulta de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo abrangente, estabelecido entre a autarquia e o CRP Barrosas que prevê, também, a cedência gratuita das instalações ao Município, para a realização de eventos desportivos por si promovidos, aos estabelecimentos de ensino público oficial e às instituições particulares de solidariedade social do concelho ou que nele desenvolvam atividade regular.

O documento de desenvolvimento desportivo assinado entre a Câmara Municipal de Felgueiras e o CRP de Barrosas, prevê a requalificação do espaço exterior do parque desportivo, que é utilizado para a prática desportiva, nomeadamente todo o espaço que está inserido no interior da vedação do parque de jogos.

Para o efeito serão realizados trabalhos de movimento de terras, drenagem subterrânea e perimetral, rede de rega, negativos para futura colocação de iluminação elétrica, pavimentação (inclui pista de atletismo), colocação da relva sintética e o equipamento desportivo, como sejam balizas para futebol de 11 e de 7 e bancos de suplentes.

O valor do contrato programa que prevê a atribuição de um subsídio no montante de € 671.819,87 (seiscentos e setenta e um mil oitocentos e dezanove euros e oitenta e sete cêntimos), correspondente ao valor total da obra.

A verba referida no número anterior será libertada em quatro prestações, que serão pagas de 2014 a 2017, de acordo com cronograma financeiro.

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL